quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cronica e História


Por:Fábio Ricardo Pereira

A idéia de criar um blog de crônicas em cima da história, é uma idéia antiga, no inicio era para publicação em jornais, apartir que surgiu a proposta de criar um blog dentro da disciplina de informática aproveitei a idéia
Inspirado nas crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, peguei algumas situações da história e a transformo em crônicas mas afinal o são crônicas?


Crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.A palavra crônica deriva do Latim chronica, que significava, no início da era cristã, o relato de acontecimentos em ordem cronológica (a narração de histórias segundo a ordem em que se sucedem no tempo). Era, portanto, um breve registro de eventos. No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais. Ela apareceu pela primeira vez em 1799, no Jornal de Débats, publicado em Paris. Esses textos comentavam, de forma crítica, acontecimentos que haviam ocorrido durante a semana. Tinham, portanto, um sentido histórico e serviam, assim como outros textos do jornal, para informar o leitor. Nesse período, as crônicas eram publicadas no rodapé dos jornais, os "folhetins". Essa prática foi trazida para o Brasil na segunda metade do século XIX e era muito parecida com os textos publicados nos jornais franceses. Alencar foi um dos escritores brasileiros a produzir esse tipo de texto nesse período. Com o passar do tempo, a crônica brasileira foi, gradualmente, distanciando-se daquela crônica com sentido documentário originada na França. Ela passou a ter um caráter mais literário, fazendo uso de linguagem mais leve e envolvendo poesia, lirismo e fantasia. Diversos escritores brasileiros de renome escreveram crônicas: Machado de Assis, João do Rio, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Henrique Pongetti, Paulo Mendes Campos, Alcântara Machado, etc.

Definição 1: Em sentido tradicional, crônica é o relato de fatos dispostos em ordem cronológica, isto é, na ordem de sua sucessão, de seu desenvolvimento. Nessa acepção, crônica é um gênero literário histórico que se desenvolveu na Europa, durante a época medieval e renascentista


Definição 2: A crônica é um artigo de jornal que, em vez de relatar ou comentar acontecimentos do dia, oferece reflexões sobre literatura, teatro, política, acidentes, crimes e processos, e sobre os pequenos fatos da vida cotidiana, enfim, sobre todos os assuntos. A crônica sempre se prende à atualidade, mas sem excluir a nostalgia do passado. Pode ser tendenciosamente crítica, mas sem agressividade. Costuma misturar sentimentalismo e humorismo. O crítico formalista russo Viktor Chklovski, estudando em O Teorii prozy (1925; Sobre a teoria da prosa) a diferencia entre as crônicas e os contos de Tchekhov, chama a crônica de "conto sem enredo". Trata-se de um gênero que, embora jornalístico, pertence (ou pode, pelo menos, pertencer) à literatura.
A crônica também é assunto da sociologia da literatura: tem importância notável para a situação material dos escritores, muitos dos quais não poderiam sobreviver sem escrever crônicas, enquanto outros as escrevem por vocação. Por esse motivo, a crônica é gênero cultivado por tão grande número de escritores que sua história completa equivaleria a um corte transversal através das literaturas ocidentais dos séculos XIX e XX
Entre 1968 e 1975, Maria Judite de Carvalho acompanhou de perto as notícias transmitidas pelos jornais e pela televisão. As crônicas mostram o ponto de vista da cronista em relação ao papel do Homem na História. Hoje, o leitor poderá organizar dossiers temáticos sobre a conquista do espaço e os avanços tecnológicos na medicina, que ocorreram na segunda metade do séc. XX. Da mesma forma, é possível conhecer o impacto social das transformações urbanísticas na cidade de Lisboa e da nova moda para as adolescentes. Há que ler as crônicas e pensar qual é o significado destes eventos para a cronista que os testemunhou no seu dia-a-dia.
O mais antigo cronista do Brasil Foi Machado de Assis durante 40 anos em atividades em jornais de sua época , ele também foi critico de costumes e um privilegiado observador de fatos e personagens de um período da história brasileira.De meados do segundo reinado até os primeiros anos da republica, o escritor mostrou-se um artista preocupado com as grandes de seu tempo e lugar. A Crônica colocou Machado de Assis em contato direto com realidade brasileira e, especialmente com o ambiente político e social de sua época e foi também de uma espécie de laboratório de experimentos literários que marcaram tanto á vida como a obra do autor.Dotado de uma noção aguda de seu Pais e de sua época, Machado foi o percussor na união da literatura e do jornalismo e ajudou a consolidar a crônica como um gênero literário por excelência capaz de influenciar gerações de escritores brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário